Abordagens da orientação educacional. Atuação do orientador educacional: áreas, atribuições e princípios éticos. Organização do serviço de orientação educacional. Noções de orientação vocacional e profissional. Técnicas de medida e de avaliação em orientação educacional.

Objetivo: Capacitar profissionais de Orientação Educacional para que possam atuar de forma competente em diferentes áreas educacionais, atuando junto aos alunos, professores e equipe técnico-administrativa, no acompanhando o processo educacional, aconselhando, realizando a ações e orientações objetivando o melhor desempenho no processo ensino-aprendizagem.

Atuar em instituições escolares, nos níveis de ensino, ONGs, e Terceiro Setor, onde os componentes curriculares estejam correlatos a sua área de atuação.

Profissionais da educação, professores licenciados em pedagogia, bem como professores de outras áreas da educação básica, diretores de escolas, e profissionais de áreas afins que buscam se aprimorar e ingressar em uma nova profissão do campo da educação.

I. A Atuação do Orientador Educacional na Escola
II. Construção de Projetos Pedagógicos e Tecnologias Aplicadas à Docência