CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

O QUE É CPA ?

A CPA – Comissão Própria de Avaliação foi criada pela Lei Federal nº10.861 de 14/04/2004 e regulamentada pela Portaria MEC nº 2.051 de 09/07/2004, a CPA é um órgão autônomo responsável pelo processo de avaliação institucional permanente.

POR QUE AVALIAR?

A avaliação se torna necessária como processo formativo que tem como função principal o fornecimento de dados para a gestão da IES – Instituição de Ensino Superior.
Desta forma, a partir das avaliações e dos dados oriundos delas, torna-se possível obter ferramentas para a tomada de decisões para assim se utilizar nas melhorias da Faculdade.

O QUE É AVALIADO PELA CPA?

O processo de avaliação da CPA da Faculdade Campos Elíseos, analisa a Faculdade como um todo, para isso se utiliza as Dimensões do SINAES O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a saber:

1) A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);

2) A política para o ensino (graduação e pós-graduação), a pesquisa, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, para bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;

3) A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;

4) A comunicação com a sociedade;

5) As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, seu desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
6) Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;

7) Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;

8) Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;

9) Políticas de atendimento aos discentes;

10) Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

QUEM FAZ PARTE DA CPA?

A avaliação da Faculdade Campos Elíseos, é o órgão é composto por discentes, docentes, funcionários, sociedade civil e coordenadores dos Cursos de Graduação, todos com a função de planejar e realizar de maneira participativa e democrática o processo de auto-avaliação na Faculdade, possibilitando a eficiência e a continua melhoria na qualidade da prestação de serviços.

QUANDO OCORRE A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

A Faculdade Campos Elíseos – FCE promove duas avaliações internas por ano, uma vez a cada semestre. Ela sempre ocorre após uma maciça divulgação junto à comunidade acadêmica e todos são convocados para participar e avaliar.

COMO CONHECER OS RESULTADOS DA CPA?

As avaliações estão disponíveis no site da Faculdade Campos Elíseos – FCE, na forma de relatório que aponta as potencialidades, fragilidades e sugestões de melhoria para a Faculdade.

QUEM AVALIA A INSTITUIÇÃO?

Participam do processo de avaliação interna os docentes, discentes e funcionários da Faculdade Campos Elíseos – FCE.

Além da avaliação interna, háavaliações feitas por órgãos externos?

As avaliações externas são de responsabilidade do MEC – Ministério da Educação e ocorrem em dois momentos específicos:

1) Avaliação dos cursos de graduação (ACG) – avalia os cursos de graduação por meio de instrumentos e procedimentos que incluem visitas in loco de comissões externas.

A periodicidade dessa avaliação depende diretamente do processo de reconhecimento e renovação de reconhecimento a que os cursos estão sujeitos. Tal avaliação objetiva autorizar, reconhecer e renovar cursos superiores. Além disso, ocorrem também os credenciamentos e renovações de credenciamento, momento em que as instituições são avaliadas pelo MEC de maneira geral.

2) Avaliação do desempenho dos estudantes (Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes – Enade) – aplica-se aos estudantes ingressantes e aqueles que se encontram no último ano de graduação.

Portaria CPA Resultados da CPA Modelo de Avaliação
  CPA 2015/01